A palavra Marketplace é resultado da união das palavras market (mercado) e place (local). É um termo comum no meio empresarial, que facilmente é confundido com o e-commmerce, porém, os dois não são sinônimos.
O marketplace é um recurso útil para as empresas dos mais variados tamanhos, pois, auxilia a alavancar as vendas através da internet Marketplace para ativos digitais é especializado em operações de compra e venda de NFTs.
Alguns dos marketplaces permitem a opção de mintar a arte de forma gratuita e cobrar apenas para "publicar" na rede, assim pagando a taxa de transação e gás-fuel.
O maior e mais popular é o OpenSea, uma plataforma americana criada em 2017. Lá, você navega por diversas coleções de NFTs, em categorias como arte, colecionáveis, nomes de domínios, música, fotografia e outros.
Outras opções são: Binance NFT, Coinbase NFT, FTX NFTs, Magic Eden, Rarible e Zora.
A Insightsolution fornece o serviço como um todo, desde a criação do smartcontract, conta, plataforma para, gerenciar tokens de transição, mintar, comprar, vender e demais ações necessárias para a criação de um marketplace ou e-commerce;
Empresas e empresas (B2B): A plataforma online B2B trata dos modelos de venda entre duas empresas. Normalmente é uma venda cuja finalidade de quem compra é para reposição de estoque e revenda ou para transformação e produtos que entrem em linhas de produção. (ex: MercaChefe ou BuyinPortugal).
Empresas e consumidores (B2C): A plataforma intermedeiam a venda direta para o cliente final. Normalmente é uma venda operada por um lojista, que seu foco já é vender produtos ao consumidor final. (ex: Farfetch).
Consumidores e consumidores (C2C) (ex: site da Ebay).
Empresas e Empresas e Empresas e Consumidores (B2B2C) (ex: PedirOrcamentos ou DemoraPouco).
Governo e consumidores (G2C) (ex: pagamento via Internet de IRS em Portugal).
Governo e empresas (G2B) (ex: Central de compras do estado português na Internet)
O E-marketplace pode ser genérico, (abarcar todos os sectores de atividade) ou temático (apenas um sector de atividade).
O E-marketplace pode ter vários níveis de interatividade: consulta de catálogos (promoção institucional de empresas e produtos / serviços);